Seja Bem-Vindo.

Clínica Médica Pediátrica com atendimento em Cirurgia Infantil, Endocrinologia, Vacinas e Atendimento especializado em Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Neuropsicologia. Criamos este espaço para opiniões, dicas, informações, sugestões, comentários e dúvidas dos nossos Pais e Pacientes.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Relacionamento entre pais e filhos

O fato de ambos os pais trabalharem fora de casa é, muitas vezes, apontado como um dos principais motivos que levam à falhas na educação infantil.
Essa crença é tão arraigada em nossa sociedade que muitas famílias optam pela mulher abdicar de sua vida profissional após o nascimento do primeiro filho, com a finalidade de dedica-se em tempo integral à educação deste. No entanto, embora a mulher deixar de trabalhar fora seja uma das opções disponíveis, não é a única e, nem sempre leva a uma educação infantil mais adequada. Há que se analisar, neste caso, a importância que a vida profissional tem para aquela mãe em particular. Se o trabalho no lar for para ela pouco recompensador, essa mudança radical em sua rotina poderá contribuir grandemente para o aparecimento de dificuldades em várias áreas, inclusive na relação com os filhos.
Assim, uma mãe que opta pela dedicação à vida doméstica não é, necessariamente, uma mãe mais bem sucedida do que aquela que divide com equilíbrio seu tempo com a vida profissional fora de casa.
Pais ou mães podem estar fisicamente próximos aos seus filhos durante a maior parte do dia, mas podem não estar efetivamente disponíveis a eles. Não conversam intimamente, não brincam, não realizam nenhuma atividade em conjunto, gritam e brigam a maior parte das vezes que se dirigem à criança. O pai/mãe esta próximo, mas a criança, na verdade sente-se sozinha.
O que gera problemas na educação das crianças não é o fato dos pais trabalharem fora, mas a maneira como se comprometem com a educação de seus filhos, a forma como administram seu tempo e o tipo de educação que colocam em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário